segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Incubadoras viabilizam inovações no Brasil

Empresas inovadoras no Brasil começam a encontrar espaço e apoio nas incubadoras. As 51 empresas instaladas em quatro incubadoras de São José dos Campos, voltadas para os setores de energia, aeroespacial, tecnologia da informação, saúde e biociência são exemplos disso.

Atualmente, a Incubaero abriga dez companhias com atuação em diversas áreas: propulsores de foguetes, software para predição de manutenção de aeronaves, Veículos Aéreos Não-Tripulados (Vants), mini-vant com tecnologia de propulsão elétrica, sistema inercial, GPS e sistemas de pouso e decolagem vertical.

Acrux – a empresa tem apenas três funcionários. Apesar disso, é considerada uma empresa pioneira na Incubaero e com um futuro promissor no seu segmento. Além de foguetes de sondagem, a empresa também está envolvida em projetos de Vants, estruturas em material composto e propulsores de foguetes. A Acrux recebeu recursos do Programa Primeira Empresa (Prime), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).



O tecnólogo Oswaldo Barbosa Loureda da empresa está tentando emplacar sua invenção, um foguete de sondagem de pequeno porte. “Em abril faremos o primeiro voo do segundo protótipo, chamado AAT-2. O primeiro foi lançado, com sucesso, no ano passado, mas já estamos desenvolvendo uma versão mais potente, para atingir até 30 km”, disse. 


notícia originalmente publicada em 29 de janeiro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário