sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Liberado primeiro Release do Space Camp 2014


1. INTRODUÇÃO A ACRUX
            Para identificar a nossa empresa foi escolhida a estrela mais brilhante da constelação Cruzeiro do Sul (do latim crux), a estrela alpha crusis, ou simplesmente ACRUX que também representa o estado de São Paulo na bandeira brasileira, e, portanto, o nome da empresa também é uma homenagem ao estado sede da empresa.
            A Acrux Aerospace Technologies nasceu e foi apoiada pela Incubadora de Projetos e Empresas Tecnológicas da área Aeroespacial – INCUBAERO, sediada no Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial - CTA, na cidade paulista de São José dos Campos.
            A Acrux foi criada com o objetivo de fornecer soluções para área de propulsão de foguetes de sondagem e veículos lançadores. No entanto, o grupo também atende projetos na área de sondagens ambientais, meteorologia, climatologia e geoengenharia através do uso de foguetes de pequeno porte e VANTs. Além disso, realiza pesquisa e desenvolvimento em propulsores sólidos e líquidos, estruturas aeroespaciais, otimização e viabilização de produtos. 
            Com o objetivo de estimular nos jovens brasileiros o interesse pela ciência e a tecnologia de uma forma prática e lúdica, a empresa também investe na educação, desenvolvendo materiais didáticos e organizando palestras e eventos científicos. Cada divisão da Acrux possui especialistas apoiando ou liderando os seus processos, garantindo assim produtos e serviços de alta qualidade e confiabilidade.

ACRUX Aeroespacial - ACRUX Energia - ACRUX Educacional


            Inspirada por sua visão social, a ACRUX criou a divisão educacional. Seus produtos didáticos buscam aproximar os jovens brasileiros da ciência e tecnologia de uma forma lúdica e divertida. Kits de robótica, micro foguetes didáticos, experimentos de baixo custo, literatura infanto-juvenil sobre aeronáutica são alguns dos vários produtos desenvolvidos ou atualmente em desenvolvimento pela ACRUX.

             Além disso, a equipe técnica da empresa tem realizado palestras e ministrado cursos sobre foguetes e robótica em todo Brasil.

            Somando forças ao trabalho desempenhado pela Agência Espacial Brasileira - AEB e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBAA, a empresa vem investindo na formação de mão de obra especializada e o incentivo de jovens alunos e professores pelo Pais, através de eventos como o Space Camp 2014

            Com o intuito de divulgar a ciência e despertar futuros talentos para a área aeroespacial, a ACRUX organiza há dois anos o SPACE CAMP, um acampamento espacial, onde adolescentes e professores do ensino médio participam de atividades dinâmicas e oficinas sobre astronomia, astronáutica e robótica. De uma maneira lúdica, incentivando a cooperação e o trabalho em equipe, os jovens constroem foguetes, satélites e robôs. Além disso, fazem visitas à museus de ciências e/ou centros de pesquisas, participam de dinâmicas integradoras, observam o espaço com telescópios e assistem filmes motivacionais.

2. INTRODUÇÃO AO SPACE CAMP 2014
            Para que um país obtenha completa soberania precisa avançar tecnologicamente, de modo a alcançar sua independência de setores externos. O Brasil, apesar do grande avanço econômico dos últimos anos, ainda investe pouco no seu desenvolvimento tecnológico, em pesquisa básica e aplicada. Além disso, há uma escassa formação de profissionais qualificados para suprir a demanda dessas áreas. É fundamental, para que o Brasil continue a crescer, que haja políticas públicas adequadas e investimentos maiores em ciência e tecnologia e na formação de recursos humanos. Com a visão de que a educação de jovens com potencial para serem futuros cientistas e pesquisadores é um investimento que levará ao maior crescimento social e econômico da nação, a ACRUX criou o SPACE CAMP, um evento que busca despertar e formar talentos para a área aeroespacial e robótica. O Space Camp foi planejado nos moldes dos eventos internacionais Campus Party e Star Party, onde os adolescentes participam de atividades dinâmicas e lúdicas, aprendendo a construir robôs e foguetes, a observar e identificar as constelações estalares, a desenvolver uma metodologia científica, além de trabalhar em equipe.

3. OBJETIVOS
            O SPACE CAMP tem como objetivo despertar o interesse e motivar adolescentes para o campo de ciência e tecnologia, mais especificamente para o Programa Espacial Brasileiro. Além disso, por meio de oficinas e palestras os jovens aprendem sobre organização e planejamento de projetos, método científico, além de conceitos de segurança e trabalho em equipe.
                                                            
4. ATIVIDADES
            No SPACE CAMP palestras e oficinas sobre astronomia, astronáutica, robótica, programação e metodologia científica serão ministradas por profissionais qualificados. Em 2014 será realizado em TAUBATÉ/SP, do dia 28 de Janeiro a 02 de Fevereiro.         No início do evento um problema tecnológico aeroespacial será proposto aos participantes, que, divididos em grupo, deverão planejar um projeto para a resolução do mesmo, contendo os objetivos e as estratégias e experimentos que serão utilizados. Os grupos receberão kits para a construção de satélites e foguetes e kits de eletrônica para execução desses experimentos.
               Após a realização dos experimentos, utilizando as técnicas aprendidas nas oficinas, e a coleta de dados, os grupos avaliarão os resultados obtidos e elaborarão uma apresentação final. As apresentações serão realizadas no último dia do evento.
            As equipes serão avaliadas desde o início do SPACE CAMP pelos seguintes requisitos: o projeto inicial, as técnicas e ferramentas utilizadas para execução do projeto, os resultados obtidos, a apresentação final, a participação do grupo nas atividades e a integração entre os participantes dentro de cada equipe. Haverá ainda observação do céu com telescópios, dinâmicas integradoras, visita à museu de ciência, filmes motivadores e ainda a Space Party, uma festa à fantasia com o tema científico. A melhor fantasia ganhará um prêmio.

5. CRONOGRAMA


6. ORGANIZADORES
Tecgo. Waldir Vieira
Dr. João Batista Garcia Canalle
Me. Oswaldo Barbosa Loureda
Edna Plens
Me. Tunísia Eufrasino Schuler


7. PALESTRANTES
INTRODUÇÃO A SATÉLITES
CONSTRUÇÃO DE SATÉLITES
Carlos Eduardo Quintanilha
Mestre em Ensino de Ciências (UnB)
Gerente do Programa AEB Escola da Agência Espacial Brasileira
Waldir Vieira / Jorg Bliessener

INTRODUÇÃO A FOGUETES
CONSTRUÇÃO DE FOGUETES
Oswaldo Barbosa Loureda
Mestre em Engenharia Aeroespacial (ITA)
Diretor da ACRUX

OFICINAS DE ASTRONOMIA
João Batista Canalle
Doutor em Astronomia (IAG/USP)
Coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

INTRODUÇÃO AO ARDUÍNO
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Leandro Schip
Bacharel em Física (UFPR)
Coordenador de Ciências Exatas do Parque da Ciência de Newton Freire Maia

ELETRÔNICA EMBARCADA E AVIÔNICA
Waldir Vieira
Tecnólogo em Manufatura Aeronáutica
Diretor da Acrux

METODOLOGIA DE PESQUISA
Ivo Leite Filho
Doutor em Educação (USP)

8. SPACE CAMP: EDIÇÕES ANTERIORES
“O SPACE CAMP 2013 foi muito bom É legal saber que existem empresas como a Acrux que realizam eventos como este que promovem a interação entre os participante, e no meu caso, a afirmação da profissão que quero seguir e da motivação para alcançar meus objetivos.” Vinícius Alvers de Moura – Colégio São Francisco de Sales – Diocesano - Teresina
 
                                                                  

“Somos de uma escola pública, que não tem recursos para ter um laboratório de ciências. Nós nos esforçamos muito para propagar o conhecimento científico aos nossos alunos, grande parte carente. Essa interação e troca de experiência para as estudantes e para nós, professores, foi mágica. A expectativa que tenho agora é de voltar mais animada e mais motivada para ensinar e treina os alunos.” – Alessandra Lisboa – professora do Distrito Federal que colocou dinheiro do próprio bolso para trazer as estudantes Izabel Araújo e Andreza de Andrade para o I SPACE CAMP
  


9. MÍDIA

ACRUX
SPACE CAMP

10. CONVITE

            A empresa Acrux também tem o compromisso de oferecer bolsas para jovens talentos de escolas públicas viabilizando que eles participem do SPACE CAMP. Esses estudantes, de acordo com a realidade econômica e social do Brasil têm poucas oportunidades de participar de eventos como estes, assim a ACRUX procura desta maneira, inspirar sonhos e incentivar esses jovens a acreditarem e lutarem por eles.
              Convidamos a sua instituição a participar desta visão, investindo em alguma área do evento, como por exemplo, concedendo bolsas para jovens de escolas públicas ou através de doação de materiais ou equipamentos usados durante o evento, ou mesmo alimentação e alojamento dos estudantes.O custo calculado para este ano para cada inscrição de aluno ou professor foi de R$ 845,00 com tudo incluso nos 6 dias.
            A sua instituição terá sua marca registrada nos materiais de divulgação e apoio (banners, cartazes, folders, pastas e manuais), além de ser citada em todo material que vier a ser divulgado pela imprensa.

11. BOLSISTAS DE ESCOLAS PÚBLICAS

             De acordo com nossas possibilidades financeiras a Acrux oferecerá 5 bolsas para alunos de escolas públicas brasileiras, no entanto, sabemos que existem dezenas de outros jovens que não terão essa oportunidade e não poderão arcar com os custos. Assim sendo, convidamos a sua instituição a patrocinar os alunos de escolas públicas que estão na lista de espera, podendo ser com passagens ou a inscrição. Estamos na expectativa para colocá-los em contato. 

Agradecemos a atenção! Venha sonhar conosco! Inspirando e Inovando
 

Me. Oswaldo B. Loureda
Acrux Aerospace Technologies
(12)3021-2193
(11)98124-4757
oswaldobl@gmail.com
www.aatsolutions.net

ACRUX LTDA ME
Pça Eduardo Gomes 50
12228-615 Campus CTA
São José dos Campos/SP
CNPJ: 10.524.120/0001-41


domingo, 13 de outubro de 2013

CTS e a realidade na Sala de Aula

            Na realidade, é conhecido que o movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade possui a essência de dezenas de ideologias, que culminaram na conclusão da necessidade de novos conceitos, como os apresentados nesse movimento. A sociedade de 70 ainda vivia reflexos e traumas das duas últimas grandes guerras mundiais, além claro, da sombra da Guerra Fria, Guerra das Coreias e do Vietnã principalmente. Nesse contexto, os ideais do movimento CTS são de fato bastante lógicos e fundamentados, onde é possível detectar os primeiros esforços reais das autoridades governamentais de formação dos jovens de forma holística e integrada, de forma talvez multidisciplinar.
            No entanto, com o passar do tempo, tal filosofia foi se desatualizando e passando a figurar de forma mais teórica do que prática propriamente dita, gerando assim dezenas a centenas de trabalhos de conclusões, dissertações e teses, no entanto, ficando ao largo da real aplicação ao longo das últimas décadas.
            De forma a fundamentar o exposto anteriormente, basta buscar maior reflexão sobre as novas diretrizes de ensino amplamente defendidas nos EUA e Europa na última década. Tais nações perceberam a duras penas a importância da tecnologia em suas sociedades e principalmente economias, gerando assim respostas de estado para o incentivo as carreiras ligadas a ciência e tecnologia, entre elas principalmente as carreiras de Engenharias, Física, Química e Matemática.
            Tal movimento, conhecido na europa e nos EUA por Science, Technology, Engineering and Mathematics - STEM é defendido de forma clara, e o objetivo de tal programa é essencialmente gerar mão de obra qualificada para suas indústrias e centros de pesquisa, garantindo assim a forte economia tecnologista, e também a soberania sobre outros povos. Tal filosofia tem gerado justamente, o que é observado nitidamente em telejornais internacionais, cidadãos ignorantes geopoliticamente, manipuláveis, psicologicamente frágeis mas produtivos tecnicamente falando. É possível notar tal tendência pelos resultados de desempenho de alunos de nações que vivem esta filosofia em olimpíadas internacionais de conhecimento. Notadamente, nações que possuem alunos com altíssimo desempenho em matemática, ciências e engenharia não obtêm os mesmos bons resultados em criatividade, filosofia, letras e etc.

            No Brasil, a situação ainda é mais grave, excluindo as escolas privadas, as escolas públicas, mesmo com a LDB/96, não tem condições de ministrar o ensino de forma integrada, muito menos de forma global. Tipicamente cada professor faz um esforço homérico para tentar cumprir ao menos 60% de sua grade curricular, nesse contexto de faltas, violência, desnutrição, feriados, futebol, péssima administração pública, indisciplina, baixos salários, politicagem barata, aplicar CTS, mesmo que desatualizado, ainda esta bem distante da realidade de nossas escolas (públicas). 

          Talvez seja justamente a oportunidade para implantarmos no Brasil uma nova filosofia, baseada no desenvolvimento científico, tecnológico, FILOSÓFICO, ARTÍSTICO, ÉTICO E POLÍTICO voltado para a sociedade brasileira. Para tanto, necessitamos de uma maior valorização do professor, das escolas, e da nossa juventude.


Oswaldo Loureda
Equipe ACRUX

domingo, 6 de outubro de 2013

Caros amigos,

   Nós como Acrux Aerospace Technologies estamos buscando e lutando para o desenvolvimento de tecnologias de ponta para nosso pais como um todo. Como sabem, temos investido em diversas soluções no campo Aeroespacial, no campo de Energias Renováveis e por último no campo de Educação Científica e Tecnológica, todas de grande importância para nosso povo e nosso pais. Assim com o intuito de melhorar nossos serviços e produtos no campo educacional, iniciei em Agosto de 2013 um curso de especialização em Ensino de Ciências, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Esperamos assim trazer para vocês sempre novas soluções e novidades aqui pelo blog, esperamos os comentários e a participação de vocês!

Grande Abraço,
Oswaldo Loureda
Equipe ACRUX