terça-feira, 8 de janeiro de 2013



1. Release
Space Camp 2013

            O II Space Camp a ser realizado de 19 á 23 de Janeiro de 2013 em Taubaté/SP, ainda possui algumas vagas remanescentes! Tudo esta preparado e aguardando início do evento.  Durante o evento teremos as presenças ilustres do Dr. João Batista Garcia Canalle (OBA), Eduardo Quintanilha (AEB Escola), Dr. José Bezerra (DCTA/IAE), Dr. Ivo Leite Filho (UFMS/FETEC), Dr. Marcelo Souza (UENF/CALC), Leandro Schip (Parque da Ciência) entre muitos outros.
            No dia 20 de Janeiro serão realizadas palestras sobre tecnologias espaciais, metodologia científica e sustentabilidade. No mesmo dia, os alunos e professores irão participar de oficinas educativas para a construção de um aquecedor solar e experimentos de astronomia.
            No dia 21 os participantes irão aprender sobre microcontroladores e sistemas eletrônicos, e poderão praticas com a construção de um carro explorador controlado por Arduino e um controle de PS2. Tais carros serão usados pelos participantes para uma competição técnica de robótica.


       No dia 22, serão realizadas palestras sobre foguetes e satélites, e os alunos e professores irão construir foguetes movidos a propelente sólido para uma competição,e logo em seguida irão colocar experimentos em um foguete FOG500P e um FOG1K-6C, o mais novo foguete desenvolvido pela Acrux para o lançamento de CANSATs.

            No dia 23 será feita uma visita técnica ao INPE e ao MAB, onde posteriormente será feito o encerramento do evento, com a premiação da equipe campeã e apresentação dos resultados finais.
            Todas as noites os participantes terão a oportunidade de observar o céu através de telescópios, receber instrução sobre softwares de astronomia, assistir filmes da temática espacial, além de dinâmicas de grupo e atividades de integração.