segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Professores e estudantes universitários lançaram na manhã deste sábado (16) o Fog 500 na Chácara da escola Latino Americano na MS010, saída para Rochedinho em Campo Grande.

O público que assistiu ao lançamento reuniu famílias com crianças e estudantes de física, química, engenharia mecatrônica e ensino médio.

A atração faz parte da programação do X Erea (Encontro Regional de Ensino de Astronomia), realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O foguete com 500 metros de alcance é composto basicamente de madeira aeronáutica e fibra. Apesar de uma falha na ignição elétrica por causa da umidade do ar local, segundo o mestre em Engenharia Espacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Oswaldo Loureda, o lançamento deu certo.

Depois de colocado uma ignição mais potente, o Fog 500 que recebeu o nome de Marcomed Rangel, (professor de física falecido há 2 meses que também fazia parte do projeto), foi lançado a mais de 200 metros de altura para a apreciação do público presente.



“A aplicação prática dá a entender que para estudar química ou física não é necessário estar somente dentro de um laboratório”, disse a acadêmica de física Taís Almeida de 19 anos. “Os fins deste lançamento são educacionais para motivar a criança e o estudante de maneira geral para motivar o seu interesse”, disse o engenheiro.

O X Erea acontece de 13 a 16 de outubro na UFMS, mais informações no site www.erea.ufms.br.

Além do assunto astronômico, os visitantes também puderam visitar no local, maquetes que retratam uma cidade inglesa e a 2ª guerra Mundial. A exposição também possui utensílios como armamentos e uniformes utilizados no confronto de 1939 a 1945.

De acordo com o professor de física e mecatrônica Anderson Souza, as maquetes que existem há 7 anos e atrai bastante a atenção das crianças, mostram a evolução da ferrovia, o modelo de uma cidade e a demonstração em miniatura da 2ª guerra.

Fonte: Midiamax

notícia originalmente publicada em 16 de outubro de 2010

Encontro Regional de Astronomia começa amanhã na Capital ( em Campo Grande)


Os participantes do 10º Encontro Regional do Ensino de Astronomia (X Erea), que acontece no mês de outubro, poderão presenciar no dia 16, a partir das 8h, no estádio Morenão, o lançamento de um foguete combustível sólido.

Trata-se de um experimento educativo de baixo custo, denominado FOG500, com alcance médio de 500 metros (de modo a não oferecer riscos), projetado e desenvolvido pela empresa Acrux Aerospace Technologies, sediada no CTA em São Jose dos Campos/SP.

O X Erea será realizado de 13 a 16 de outubro, no Memorial da Cultura, em Campo Grande. O encontro é direcionado a professores de escolas públicas e tem o apoio do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Educação. Mais informações e inscrições no site: www.erea.ufms.br.

Morenão será palco para lançamento de foguete do ITA

O Morenão deixará o futebol de lado e será palco no próximo dia 16 de outubro – um sábado - do lançamento do foguete de combustível sólido FOG500, construído pelo técnico em Mecatrônica e mestre em Engenharia Espacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Oswaldo Loureda.

O projeto faz parte das atividades do 10º Encontro Regional do Ensino de Astronomia (X Erea), realizado de 13 a 16 de outubro, no Memorial da Cultura, em Campo Grande. O encontro é direcionado a professores de escolas públicas

Fruto de um experimento educativo de baixo custo, o foguete FOG500 tem alcance médio de 500 metros, de modo a não oferecer riscos. Foi projetado e desenvolvido pela empresa Acrux Aerospace Technologies, sediada no CTA em São Jose dos Campos (SP).

Oswaldo Loureda explica que o foguete tem propósito pedagógico. “A nossa empresa [Acrux Aerospace Technologies] trabalha em um esquema onde a escola compra o lançamento do foguete, individualmente ou em parceria. A escola adquire o direito de colocar equipamentos, experimentos, sensores, câmeras fotográficas ou mensagens dentro do compartimento de carga do veículo, que normalmente comporta até 1kg. A ideia do lançamento com equipamentos e experimentos dos alunos é a motivação e o incentivo gerado aos estudantes”, explica.

Para apoiar estas atividades, a empresa possui um projeto de consultoria pedagógica chamado Programa Espacial Educativo (PEE), que fornece apostilas, aulas digitais, livros e kits eletrônicos para montagem de experimentos que serão embarcados no foguete. Os alunos realizam experimentos de baixo custo, como foguetes à água, além do desenvolvimento de circuitos eletrônicos que podem ser embarcados em foguete da Acrux a ser lançado ao fim de cada ano.

O sítio de lançamento normalmente é composto pela torre de lançamento e uma área mínima de segurança à volta do veículo que será lançado. “Como o FOG500 é um foguete de pequeno porte o sítio pode ser no estádio, pelas imagens que vimos via google earth”, diz Oswaldo Loureda.

O foguete é um produto industrializado que envolve várias etapas de risco durante sua construção. “Por este motivo é um equipamento que deve ser adquirido e manuseado por pessoal técnico credenciado para tal. A parte que é mandada para as escolas é a seção superior do foguete, que é totalmente inerte e sem riscos, no entanto, sua precisão exige que seja fabricada em locais específicos”.

Doutorando em Propulsão Espacial pelo ITA, Oswaldo Loureda também vai ministrar, ainda no sábado (16 de outubro), às 10 horas, no Memorial da Cultura, o minicurso Introdução a Tecnologias Espaciais. “Este tema é bastante carregado de matemática, termodinâmica, mecânica orbital, essas coisas que normalmente não são muito agradáveis de primeiro ponto. Mas a ideia deste minicurso é dar uma visão abrangente, uma visão atrativa”, finaliza. Loureda.

Para informações ou inscrições no 10º Encontro Regional do Ensino de Astronomia (X Erea) basta acessar o site: www.erea.ufms.br.

notícia originalmente publicada em 30 de setembro de 2010

Foguete combustível sólido será lançado no Morenão durante o X Erea

Oswaldo Loureda (de camisa preta) com o foguete AAT2, mesma família de foguetes do FOG500

Campo Grande (MS) – Participantes do 10º Encontro Regional do Ensino de Astronomia (X Erea) poderão presenciar, no dia 16 de outubro, a partir das 8 horas, no estádio Morenão, o lançamento de um foguete combustível sólido. Trata-se de um experimento educativo de baixo custo, denominado FOG500, com alcance médio de 500 metros (de modo a não oferecer riscos), projetado e desenvolvido pela empresa Acrux Aerospace Technologies, sediada no CTA em São Jose dos Campos/SP.

O técnico em Mecatrônica e mestre em Engenharia Espacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Oswaldo Loureda, explica que o FOG500 é um foguete com o propósito pedagógico. “A nossa empresa [Acrux Aerospace Technologies] trabalha em um esquema onde a escola compra o lançamento do foguete, individual ou em regime de parceria com outros estabelecimentos de ensino. Assim, a escola adquire o direito de colocar os equipamentos, experimentos, sensores, câmeras fotográficas, mensagens dentro do compartimento de carga do veículo, que normalmente comporta até 1kg. A ideia do lançamento do foguete com equipamentos e experimentos dos alunos é a motivação e o incentivo gerado aos estudantes”, explica Loureda.

Para apoiar estas atividades, a empresa possui um projeto de consultoria pedagógica chamado Programa Espacial Educativo (PEE), que fornece apostilas, aulas digitais, livros e kits eletrônicos para montagem de experimentos que serão embarcados no foguete. “Após os alunos terem aulas teóricas sobre vários temas como astronomia, engenharia espacial, ecologia, responsabilidade social, trabalho em equipe, metodologia científica, eles realizam vários experimentos de baixo custo, como foguetes à água. Em seguida, continuamos com a escolha e desenvolvimento de um circuito eletrônico, experimento que será embarcado em um dos foguetes da Acrux a ser lançado ao fim de cada ano”, diz Oswaldo.

O sítio de lançamento normalmente é composto pela torre de lançamento e uma área mínima de segurança à volta do veículo que será lançado. “Como o FOG500 é um foguete de pequeno porte o sítio pode ser no estádio, pelas imagens que vimos via google earth”.
Loureda explica que o foguete é um produto industrializado que envolve várias etapas de risco durante sua construção. “Por este motivo é um equipamento que deve ser adquirido e manuseado por pessoal técnico credenciado para tal. A parte que é mandada para as escolas é a seção superior do foguete, que é totalmente inerte e sem riscos, no entanto, sua precisão exige que seja fabricada em locais específicos”.

Doutorando em Propulsão Espacial pelo ITA, Oswaldo Loureda também vai ministrar, ainda no sábado (16 de outubro), às 10 horas, no Memorial da Cultura, o minicurso Introdução a Tecnologias Espaciais. “Será um curso bem ‘light’. Este tema é bastante carregado de matemática, termodinâmica, mecânica orbital, essas coisas que normalmente não são muito agradáveis de primeiro ponto, mas a ideia deste minicurso é dar uma visão abrangente, uma visão atrativa... Esta área é realmente apaixonante, mas tenho de admitir que é um tanto quanto maçante às vezes, por isso a ideia é mostrar o lado mais amigável, mais belo”.

O X Erea será realizado de 13 a 16 de outubro, no Memorial da Cultura, em Campo Grande. O encontro é direcionado a professores de escolas públicas e tem o apoio do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Educação. Mais informações e inscrições no site: www.erea.ufms.br .

fonte: Notícias MS

notícia originalmente publicada em 20 de setembro de 2010

Fotos na 13ª Feira Internacional de Aeronáutica




Lançamento do foguete AAT2


________________________________________
Preparação para a viagem em direção a Campos
para o lançamento do Projeto e para o lançamento do Foguete AAT2.
Imagens na sede da ACRUX Aerospace Technologies.




_______________________________________________________
Lançamento do Projeto "Rumo ao Espaço" no IFF am Campos dos Goytacazes.




_________________________________
Lançamento do Foguete na localidade de Xexé, 
no Farold e São Thomé em Campos dos Goytacazes!!!









3º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica em Campos

O evento é organizado pelo Clube de Astronomia Louis Crus e tem o apoio da prefeitura, via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Sky and Telescope, Astrônomos Sem Fronteiras e Programa Unawe (Astronomia para crianças).

- Decidimos valorizar a Astronomia, porque cultura e ciência andam juntas. A astronomia tem projetado Campos positivamente no Brasil e no Mundo. No encontro do ano passado uma foto do céu de Campos foi parar no site da NASA. A parceria com o Clube de Astronomia, na pessoa do professor Marcelo Oliveira, permitiu que crianças assistidas pelo Peti e Pró-Jovem fossem à NASA, em Houston-Estados Unidos - afirmou o presidente da Fundação, Avelino Ferreira.

Na programação do 3º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, acontecerão exposições internacionais, palestras, mini-cursos, competições internacionais, sessões no Primeiro Planetário Digital Brasileiro, exposições organizadas por clubes de Astronomia, festa com as estrelas (Star Party - evento de observação do Céu) e uma visita ao Espaço da Ciência da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Entre os convidados, estarão o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, Marcomede Rangel Nunes (Observatório Nacional), Mike Simmons (Presidente da Astronomers without Borders), Babak Tafreshi (Diretor do projeto TWAN - Irã), Manoj Pai (Ahmedabad Astronomy Club - India) e Nazar Sallam (Presidente do Emirates Moblie Observatory - Emirados àrabes Unidos), Oswaldo Loureda (CTA e Acrux Aerospace Technologies); e Doriedson Marques, ambos do Centro de Estudo Profissional do Amapa - CEPA), entre outros.

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

notícia originalmente publicada em 15 de abril de 2010

Incubadoras viabilizam inovações no Brasil

Empresas inovadoras no Brasil começam a encontrar espaço e apoio nas incubadoras. As 51 empresas instaladas em quatro incubadoras de São José dos Campos, voltadas para os setores de energia, aeroespacial, tecnologia da informação, saúde e biociência são exemplos disso.

Atualmente, a Incubaero abriga dez companhias com atuação em diversas áreas: propulsores de foguetes, software para predição de manutenção de aeronaves, Veículos Aéreos Não-Tripulados (Vants), mini-vant com tecnologia de propulsão elétrica, sistema inercial, GPS e sistemas de pouso e decolagem vertical.

Acrux – a empresa tem apenas três funcionários. Apesar disso, é considerada uma empresa pioneira na Incubaero e com um futuro promissor no seu segmento. Além de foguetes de sondagem, a empresa também está envolvida em projetos de Vants, estruturas em material composto e propulsores de foguetes. A Acrux recebeu recursos do Programa Primeira Empresa (Prime), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).



O tecnólogo Oswaldo Barbosa Loureda da empresa está tentando emplacar sua invenção, um foguete de sondagem de pequeno porte. “Em abril faremos o primeiro voo do segundo protótipo, chamado AAT-2. O primeiro foi lançado, com sucesso, no ano passado, mas já estamos desenvolvendo uma versão mais potente, para atingir até 30 km”, disse. 


notícia originalmente publicada em 29 de janeiro de 2009

A Inovadora Acrux Aeroespace Technologies

Com recursos do "Programa Primeira Empresa (Prime)", da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o tecnólogo "Oswaldo Barbosa Loureda" está tentando emplacar sua invenção, um foguete de sondagem de pequeno porte, que terá 10 mil metros de alcance e voará duas vezes a velocidade do som. "Em abril faremos o primeiro vôo do segundo protótipo, chamado AAT-2. O primeiro foi lançado, com sucesso, no ano passado, mas já estamos desenvolvendo uma versão mais potente, para atingir até 30 km", disse.

Segundo Loureda, os veículos da Acrux não competem com os foguetes de sondagem desenvolvidos pelo DCTA, que atingem até 230 km de altitude e voam seis vezes a velocidade do som.

"Existe um mercado intermediário para pesquisas educativas de baixo custo, feitas por universidades ou mesmo para atender a projetos na área aeroespacial na faixa de 10 quilômetros a 100 quilômetros", explica Loureda. Outro projeto que a Acrux criou e está investindo seus esforços é o Programa Espacial Educativo (PEE), para divulgar a tecnologia aeroespacial em escolas de ensino fundamental e médio. Além de amplo conhecimento técnico nessa área, Loureda aposta na sua experiência como professor e palestrante para ampliar a empreitada.

Com apenas três funcionários, a Acrux é considerada uma empresa pioneira na "Incubaero" no setor espacial e com um futuro promissor no seu segmento. Além de foguetes de sondagem, a empresa também está envolvida em projetos de Vants, estruturas em material composto e propulsores de foguetes.

*
Comentário do Blog "Brazilian Space": A descoberta pelo blog da existência de outra iniciativa no país como a do grupo paulista “Edge Of Space”, faz com que as nossas esperanças de melhores dias para esse setor continuem vivas, apesar do bagunçado programa espacial do governo. Programa esse que sofre há muito anos pela falta de foco, por decisões políticas equivocadas, por gestões desastrosas, por falta de recursos condizentes com os seus objetivos e principalmente pela falta de decisão política se queremos ter ou não um programa espacial. Felizmente, iniciativas como essas da “Acrux” e do grupo paulista “Edge Of Space” (curiosamente apoiadas por órgãos do governo) nos permitem sonhar que um dia o Brasil ainda haverá de se tornar um player significativo nesse setor, apesar das trapalhadas governamentais. Chamo atenção do leitor para a importante preocupação da Acrux como também do grupo “Edge Of Space” para com a educação, necessária e muito importante se quisermos um dia ter um programa espacial auto-sustentável em todos os níveis.

notícia originalmente publicada em 25 de janeiro de 2010

Acrux firma contrato

A empresa Acrux acaba de assinar o contrato do programa PRIME - Primeira Empresa Inovadora, desenvolvido e financiado pela FINEP e com apoio da FVE. O contrato prevé essencialmente financiamento para a contratação de consultorias e apoio aos sócios da empresa, no entanto tal programa vem trazer um grande fôlego para empresa de base tecnólogica recentes.









notícia originalmente publicada em 23 de novembro de 2009

Apresentação de foguete em evento no Campos dos Goytacazes, com a presença de Buzz Aldrin



Acrux faz primeira apresentação pública de seu produto atualmente em fase final de desenvolvimento. Se trata de um foguete de sondagem atmoférica de uso científico e educacional, tem uma capacidade de carga de 1kg, altímetro, sistema de recuperação por paraquedas, sistema embarcado de rastreio via GPS, alcance de 5.000m á 10.000m e velocidade máxima de 2.000km/h.

Este foguete foi apresentado no Anfiteatro Municipal TRIANON da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ a convite do professor e pesquisador Dr. Marcelo de Oliveira durante a palestra do Astronauta Buzz Aldrin (segundo homem a pisar na Lua).

notícia originalmente publicada em 13 de novembro de 2009

Foguetes do IAE são apresentados no II Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

(...)Projetos desenvolvidos pelo IAE na área espacial, desde os primórdios da década de 1970, foram apresentados no 2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, de 17 e 20 de abril, em Campos dos Goytacazes (RJ).

Astrônomos americanos, chilenos, peruanos, paraguaios, angolanos e nigerianos passaram pelo stand do IAE, mostrando grande interesse e surpresa pelo potencial brasileiro na tecnologia de desenvolvimento de foguetes. Visitas ilustres, como a do astronauta brasileiro Marcos Pontes e da astronauta iraniana Anousheh Ansari, responsável pela abertura do evento, estavam entre os que conheceram os projetos do instituto.

Outra atração para o evento reuniu cerca de 450 pessoas, foi o lançamento de pequenos foguetes de sondagem para aplicação ambiental, movidos a motores de combustível sólido. Uma atividade apresentada por Oswaldo Barbosa Loureda, aluno de mestrado profissionalizante do ITA e bolsista da Divisão de Propulsão Espacial do IAE (APE). Oswaldo é o responsável pela área Astronáutica do evento e proprietário da Acrux Aerospace Technologies, uma empresa da modalidade de Pré-Projeto Incubado, pertencente a Incubadora de Projetos e Empresas Tecnológicas da área Aeroespacial—INCUBAERO, sediada no CTA. (...)

notícia originalmente publicada em 24 de abril de 2009

Termina hoje o Encontro Internacional de Astronomia

(...)O dia foi de cursos e oficinas. Após a palestra de Marcos Pontes, diversos brasileiros apresentaram projetos que estão sendo desenvolvidos nas universidades e programas nacionais e internacionais nas áreas da física, astrofísica, astronáutica e astronomia. Projetos especiais para escolas do ensino fundamental e médio objetivando a melhor maneira de ensinar ciências foram mostrados e engenheiros do CTA mostraram como o primeiro foguete campista foi fabricado, com estudantes do IF e do Senai.
(...)
Diversas oficinas foram realizadas à tarde. Por indicação da secretária de Assistência Social e da Família, Joilza Abreu Rangel, a direção, professores e funcionários do Projeto Lara levaram as crianças para participar de duas oficinas: de Astronomia para Crianças e de confecção de um foguete à base dágua e garrafa peti. Foi interessante e divertido. As cientiatas uruguaia Andrea Sanchez e holandesa, Carolina Ödman também conversaram com as crianças e professores do Lara, tornando o momento mágico para elas. (...)

notícia originalmente publicada em 24 de abril de 2009

II Encontro de Astronomia e Astronáutica terá programação no campus Campos-Guarus

(...) Oficinas e mini-cursos serão ministrados a partir das 14 horas, em diversos locais. No campus Campos-Guarus será ministrada a oficina "Experimentos de baixo custo aplicados a Educação Aero-Espacial", ministrada por Oswaldo Barbosa Loureda e Jéssica Barbosa Sobral de Araújo. Em seguida, às 17 horas, haverá o lançamento do foguete experimental AAT/IFFv1, no pátio da escola. (...)


notícia originalmente publicada em 17 de abril de 2009

II Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica



(...)Estarão presentes neste segundo encontro astronautas, astrônomos e astrofísicos de diversos países, como o Irã, o Paquistão, os Emirados Árabes, Índia, Estados Unidos da América, Cuba, Uruguai e Bolívia, além de brasileiros de diversos estados, entre os quais o astronauta Marcos Pontes, e os astrônomos Ronaldo de Freitas Mourão e Marcomedes Rangel, do Observatório Nacional.


Centenas de estudantes e professores de diversas regiões já se inscreveram para os cursos e oficinas, inclusive a de confecção de um foguete à base dágua com garrafa peti, que sobe a 30 metros. Os cursos incluem programas que podem ser implantados em escolas para todas as séries do ensino fundamental. (...)

informação publicada em 9 de abril de 2009